1º Seminário de Educação Fiscal teve a participação de 18 municípios da região

O evento foi realizado na última quinta-feira (13), abordando temas como a Nota Fiscal Gaúcha e o aplicativo Nota Fiscal Fácil para Produtor Rural

Durante todo o dia da última quinta-feira (13), foi realizado em Capão Bonito do Sul o 1º Seminário Regional de Educação Fiscal. Com a participação de profissionais vindos de 18 municípios da região, o evento buscou envolver os interessados, além de promover capacitação e troca de conhecimentos sobre os temas relacionados aos Tributos Estaduais e assuntos da área. Na primeira etapa do evento, pela manhã, além da abertura oficial com autoridades e convidados, alunos da EMEF Firmino Frizzo realizaram apresentações para recepcionar os participantes.

As palestras ficaram a cargo do Secretário de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas, David Anderson Zanoni que compartilhou suas experiências e atividades a frente do Programa de Educação Fiscal desenvolvido no município, e da Técnica Tributária da Receita Estadual, Giane Maria Zago, que falou sobre a Educação Fiscal nas práticas pedagógicas e os desafios com a BNCC.

Já na segunda parte das palestras, à tarde, as abordagens foram sobre a função social dos tributos e a solidariedade do Programa Nota Fiscal Gaúcha e o aplicativo Nota Fiscal Fácil para Produtor Rural, com os Auditores Fiscais da Receita Estadual, Pierino Schifino e Idalino Isaco Girardi Guasselli, respectivamente. O 1º Seminário Regional de Educação Fiscal foi promovido pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal de Capão Bonito Do Sul.

A secretária de Administração, Planejamento e Finanças, falou sobre a importância do encontro, destacando que a participação popular é de extrema importância para elevação dos tributos arrecadados, os quais são revertidos em obras e investimentos à população em diversas áreas. Já o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo destacou as ações realizadas em sala de aula através do Programa de Educação Fiscal desenvolvido em Capão Bonito do Sul desde 2018.

O prefeito municipal deu às boas-vindas a todos os participantes do evento, agradecendo aos municípios presentes e salientando a importância do momento para a troca de conhecimentos e oportunizando, através disso, o aperfeiçoamento dos profissionais e setores em cada cidade. Participaram servidores municipais de Capão Bonito do Sul, Esmeralda, Ipê, Inhacorá, Ibiaçá, Montauri, Barracão, Tupanci do Sul, Monte Alegre dos Campos, Mato Castelhano, Getúlio Vargas, São José do Ouro, Caseiros, Cacique Doble, Ibiraiaras, Tapejara, Pinhal da Serra, Tapejara e Lagoa Vermelha.

Texto e fotos: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817