Mesmo com intensa chuva, 16ª Feira de Ovinos foi sucesso de comercialização e participação popular

O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, coroado com o tradicional almoço de Churrasco de Cordeiro Mamão

Mais uma vez a Feira de Ovinos de Capão Bonito do Sul foi um sucesso, segundo avaliação da organização. O evento foi realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no Parque Municipal, quando aconteceu também, a tradicional Mostra de Artesanato e a Feira da Agricultura Familiar. Organizado pela Prefeitura Municipal e pela Associação de Ovinocultores, a Feira de Ovinos reuniu criadores com a exposição de animais de raças renomadas, sendo que o município é referência quando o assunto é a ovinocultura, contando com cerca de 60 criadores comerciais.

Além da exposição dos ovinos, no Parque Municipal foi realizada ainda a avaliação e o leilão de lotes, a visitação a estandes dos patrocinadores, exposição de máquinas agrícolas e a comercialização de alimentos produzidos por famílias do interior do município. A Feira de Ovinos de Capão Bonito do Sul nasceu em 2005, sendo interrompida apenas no período de pandemia, com o objetivo de incentivar e expandir cada vez mais a atividade da ovinocultura local, contribuindo para o desenvolvimento das criações e conferindo reconhecimento aos produtores.

Mesmo em meio a intensa chuva do sábado (18), a abertura oficial contou com a presença de autoridades regionais, representantes estaduais e comunidade, reforçando a solidificação da Feira de Ovinos. “Temos aqui, há dezesseis anos, o encontro de criadores e a exposição de uma das potencialidades do nosso município. Temos, há dezesseis edições, investido cada vez mais recursos para que a Feira de Ovinos chegue a mais pessoas, incentive novos criadores e seja um dos pilares do desenvolvimento de Capão Bonito do Sul”, disse, em seu pronunciamento, o prefeito municipal, Felippe Rieth.

O presidente da Assovino, Thiago Lima, enalteceu a presença dos criadores durante a exposição dos animais. “Tivemos nesse ano, criadores expondo o que há de melhor na região e no Estado em se tratando de ovinocultura. São pessoas que há anos, vem trabalhando e se aperfeiçoando nessa área que hoje, nos traz a esse grande evento anual. Mesmo com toda a chuva e os ajustes que fizemos de última hora, estamos contentes com os resultados de comercialização, participação popular e do evento em si, uma alegria muito grande poder, mais uma vez, presenciar esse momento”, destacou.

Churrasco de Cordeiro Mamão

Coroando o evento e reforçando a credibilidade e a importância da Feira de Ovinos, o tradicional almoço com Churrasco de Cordeiro Mamão foi um sucesso a parte, lotando o Gaúcho Futebol Clube nos dois espaços do local. De acordo com o presidente da Assovino, cerca de uma tonelada de carne de cordeiro mamão foi servida para o público presente, aproximadamente 700 pessoas, que vieram de diversas partes do Estado.

Apoio de quem acredita no evento

Além do empenho da Prefeitura Municipal e da Assovino, a 16ª Feira de Ovinos contou com o apoio do CT Border Collie de Lagoa Vermelha, Sistema Farsul/Senar/Casa Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, Emater/RS-Ascar, Sindicato Rural, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual de Turismo e Banrisul, e com o patrocínio de, Augustin, Miagro, MigPlus Agroindustrial, Cotrijal, Cabanha da Lagoa, Carvalho Indústria de Máquinas Agrícolas e Sistema Mecânico Draper, Sicredi, Verdes Vales, Agro 470, Agrozem, Grupo Ramo, AGMaq Peças e Serviços LTDA e SLC Máquinas John Deere.

Texto e fotos: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817